29.05.2018

Pesquisa do Sindilojas apresenta intenção de compra para o Dia dos Namorados

Pesquisa projetou a intenção de consumo para uma das datas mais importantes para o varejo

Uma pesquisa realizada pelo Sindilojas projetou a intenção de consumo para o Dia dos Namorados, uma das datas mais importantes para o varejo. A projeção é de que R$ 80 milhões sejam injetados no comércio da Capital, uma variação real de 8,74% em relação a 2017, quando as compras movimentaram R$ 73,5 milhões. A pesquisa foi realizada com consumidores acima de 18 anos, das classes A, B, C, D e E.

“Essa pesquisa revela uma movimentação favorável ao comércio. Por conta de alguns fatores, mas especialmente do clima, as vendas do vestuário e de peças mais pesadas de roupas estão acontecendo de uma forma mais lenta até então. O Dia dos Namorados pode representar uma retomada nas vendas, uma vez que os casais costumam se presentear com mais frequência e com um gasto mais elevado. Além disso, a data é próxima ao início do inverno, então as temperaturas estarão mais baixas, o que deve melhorar as vendas do comércio”, explica o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse.

As roupas lideram a intenção de compras, e 25% dos entrevistados vão escolher estes itens na hora da compra. Itens de perfumaria, cosméticos e maquiagem aparecem com 19,5%, seguidos por flores (10,5%) e calçados (9,8%). Um dado interessante é de que 6,3% vão dar um jantar como presente na data comemorativa.

O ticket médio será de R$ 193, uma variação real de 1,1% quando comparado ao ano passado. As formas de pagamento mais citadas na pesquisa foram: 43% à vista em dinheiro, 23,3% à vista no débito e 21,3% vão optar pela compra no cartão de crédito parcelado.

A pesquisa também mostra que os namorados vão comprar os presentes muito próximo à data ou até mesmo no próprio Dia dos Namorados. Apenas 21,9% dos consumidores pesquisados comprarão com mais de uma semana de antecedência à data.

Os locais escolhidos para compra do presente também foram questionados. As lojas de rua foram escolha de 49% dos pesquisados. O comércio de shopping, por sua vez, é preferido por 39,3% dos namorados e a internet aparece com 5,5% da intenção de consumo.

Prepare a sua loja para essa importante data do varejo!

Confira a pesquisa completa.